Siga-nos no Facebook - União de Freguesia Póvoa de Rio De Moinhos e Cafede Siga-nos no facebook 
Póvoa de Rio de Moinhos

A freguesia de Póvoa de Rio Moinhos é uma aldeia que se situa-se a Norte do concelho, entre as freguesias de Louriçal do Campo, Ninho do Açor, Salgueiro do Campo, Caféde, Tinalhas, Alcains, e Lardosa. Encontra-se a 18 quilómetros da sede do concelho e tem uma área de 2548 hectares. “O Rio Ocreza e a Ribeirinha delimitam-lhe o território e dão-lhe individualidade…. É território de transição entre o campo e a charneca, mas é sobretudo um território a que as ribeiras deram uma peculiar identidade”, segundo Prata, J. (2014) Póvoa de Rio de Moinhos – Ontem e Hoje História e Memória.

Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era composto apenas pela freguesia da sede. Aquando da extinção foi anexado ao concelho de São Vicente da Beira, onde esteve até 1895.

Ao longo dos anos, principalmente a partir do ano de 1981, tem-se verificado a diminuição da população em geral. Como comprovam os resultados dos últimos Censos (2011), em que a o total da população é de 663 habitantes. Destes, cerca 27% têm mais de 65 anos; 53% situam-se entre os 25 e os 64 anos e 20% têm idade inferior a 25 anos.

A grande maioria da população reside nos bairros construídos após o 25 abril de 1974, nomeadamente: Bairro Chão os Santos, Bairro do Valdinardo e Fonte Nova e Urbanização da Rua António Jorge e mais recentemente na Urbanização do Chão do Outeiro.

Na zona mais antiga da aldeia ainda se encontram as tradicionais casas de balcão e vários vestígios da presença judaica e dos cristãos novos que habitaram esta localidade.

Póvoa de Rio de Moinhos é percorrida pela EN352 e fica a 2km do cruzamento da A23.

Localização - Póvoa de Rio de Moinhos

Caféde

Caféde é uma aldeia inserida no coração do território concelhio, que abrange uma área estimada em 1551,6 hectares, distando cerca de uma dezena de quilómetros para norte da sede de concelho, Castelo Branco. Situa-se no cruzamento da estrada que se dirige para Norte de Castelo Branco (em direção a Tinalhas e S. Vicente da Beira) com a Estrada Nacional 352 que de Alcains se dirige para Oeste (em direção ao Freixial do Campo, Juncal, Salgueiro). A Norte situa-se a Serra da Gardunha; a Poente a Serra de Moradal e a de Alvéolos; A Sul fica o morro da Cardosa. Corre-lhe a Nascente o rio Ocreza e a Poente a Ribeira de Caféde, ambas as nascentes advêm da Serra da Gardunha e vêm juntar-se a Sul nesta povoação.

A povoação está implantada num outeiro, estendendo-se pela colina virada a Poente. Conta com uma população residente de 263 habitantes (censos de 2011), onde aproximadamente metade da população se situa no grupo etário entre 25 e 64 anos, com aproximadamente 18% de habitantes com idade inferior a 25 anos.

A maioria da população centra-se na parte antiga. As casas são sobretudo de pedra, as ruelas são sinuosas e estreitas e o caminho é empedrado. A parte mais recente da aldeia nasceu de um projeto de alienação de lotes de terrenos que deram origem à Urbanização da Vinha. Nesses terrenos foram construídas novas casas, trazendo a Caféde novos habitantes. Esta zona possui estradas alcatroadas, o pavilhão multiusos, um parque de estacionamento, um parque infantil e uma zona verde.

As estradas que servem Caféde são a sul a EN 112, a Norte a Nacional 352, e a este a A23.

Localização - Cafede

 

A Freguesia em imagens
Contatos
UNIÃO DE FREGUESIAS DE
Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde
Póvoa de Rio de Moinhos
Largo do Adro
6000-610 Póvoa de Rio de Moinhos
Telefone 272 437 134
Caféde
Rua da Bela Vista
6000-030 Cafede
Telefone 272 431 151
E-mailgeral@povoarmecafede.pt
Siga-nos no Facebook - União de Freguesia Póvoa de Rio De Moinhos e CafedeSiga-nos no facebook