Siga-nos no Facebook - União de Freguesia Póvoa de Rio De Moinhos e Cafede Siga-nos no facebook 
Póvoa de Rio de Moinhos

Percorrendo a aldeia podemos facilmente identificar vestígios históricos que denunciam a importância que esta aldeia teve noutros tempos. Assim, na Praça podemos encontrar numa fachada as insígnias da Ordem Militar de Avis junto das armas reais. Nesta casa, terá sido a sede da antiga Câmara e a Prisão.

De referir também o Brazão na Fachada da Escola do Primeiro Ciclo da Freguesia.

São vários os Cruzeiros que podem ser admirados na aldeia; junto à Igreja Matriz, na Ladeira, e no Caminho da Cruz.

As tradicionais casas de balcão são uma referência nesta aldeia, sendo talvez a mais importante, a da Rua da Fonte, por ter sido a residência do Juíz, quando a vila foi sede de concelho.

Em várias casas da aldeia podemos encontrar janelas e portados quinhentistas, portado biselado duplo quinhentista. Devido à presença judaica, criptojudaica e de cristãos novos, podem ser encontrados vestígios de sulco de mezuzá (uma marca de Menorá e o candelabro judaico de sete braços).

A água também teve a sua importância na aldeia, de referir a Fonte do Séc. XVI na Rua Dr. Oliveira Salazar, a Fonte de Carranca na Devesa, o Poço de Santa Águeda, o Poço do Outeiro e a Fonte da Fonte Nova.

No universo da Fé, a crença e a prática religiosa, sempre fizeram parte dos valores das gentes desta aldeia. Assim, de referir a Igreja Matriz com três altares: o Altar-Mor e dois laterais, um de Nossa Senhora do Rosário e outro do Santo Nome de Deus. Quanto às Capelas, podemos identificar 4: Nossa Senhora da Encarnação, de S. Sebastião, a de Santa Águeda, a do Senhor das Almas e ainda a Capela da Senhora da Conceição, sendo as duas últimas particulares.

Caféde

Ninguém esperaria encontrar neste pequeno povoado, que é Caféde, grandes monumentos, ou obras de elevado valor arquitetónico. Na verdade eles não existem. Mas nem só dos grandes monumentos vive a história. O passado distante está bem presente, também e igualmente em pequeninas coisas: uma capelinha centenária à beira do caminho ou coroando um outeiro; uma fonte no meio do casario, que durante séculos dessedentou os habitantes; uma ponte milenária a permitir a ligação com o outro lado do rio, algumas casas de paredes de pedra tosca, sacrários de tanta vida interior; e até as pedras da rua que pisamos, constituem marcas fundamentais da história de um povo. É pois este pequeno património que não devemos deixar desaparecer da nossa terra. Tudo o que lembre o passado deve merecer o carinho e o respeito de todos os cafedenses, e todos devemos empregar o nosso esforço na sua conservação e defesa. É com esse intuito que aqui trazemos à memória algumas dessas pequenas obras que nos restam e que recomendamos a sua visita:

  • Igreja Matriz
  • Capela de São Tiago
  • Chafariz
  • Fonte dos Poços
  • Capela da Senhora de Valverde
  • Ponte Românica
  • Solar Senhorial
  • Sepulturas Mouriscas

 

A Freguesia em imagens
Contatos
UNIÃO DE FREGUESIAS DE
Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde
Póvoa de Rio de Moinhos
Largo do Adro
6000-610 Póvoa de Rio de Moinhos
Telefone 272 437 134
Caféde
Rua da Bela Vista
6000-030 Cafede
Telefone 272 431 151
E-mailgeral@povoarmecafede.pt
Siga-nos no Facebook - União de Freguesia Póvoa de Rio De Moinhos e CafedeSiga-nos no facebook